Assinantes

Fãns

Seguidores

Artigos

Comentários
Tem receitas de "petiscos portugueses" que gostaria de ver publicadas no nosso blog? Então envie para o e-mail: magazineculturaelazer@gmail.com

Azeitonas

Como estamos no tempo delas, vou aqui mostrar três maneiras  de as preparar.


- Azeitonas Retalhadas


Esta técnica aplica-se a todas as variedades, desde a grande Mançanilha até à pequena e deliciosa Galega, bem como a todos os pontos de maturação.
À mão, dão-se 3 ou 4 golpes até ao caroço com uma faca muito afiada, para não esmagar a polpa. Cobrem-se então com água que se muda diariamente até perderem a acidez, o que demora de 15 a 30 dias, conforme o tamanho, o número de golpes e o grau de maturação.
 Temperam-se então com sal, orégãos e louro e começam a consumir-se, tendo o cuidado de nunca tocar na água com os dedos.
Podem guardar-se por muito tempo, sem amolecerem, fechadas em garrafões de água usados, numa solução de sal que encha o garrafão por completo, evitando todo o contacto com ar.

- Azeitonas de Conserva

A "conserva" aplica-se a qualquer azeitona e a despeito do tempo inicial de preparação, confere à azeitona um sabor marcado inconfundível e forte e permite a sua conservação por tempo indefinido. 
Para conservar a azeitona, enchem-se recipientes que podem ser por exemplo, garrafões usados, de água, até 4/5 do seu volume com azeitonas inteiras ou retalhadas, juntam-se duas colheres de sopa bem cheias de sal marinho e completa-se até ao bordo com água (use apenas água mineral ou da chuva). Deixe ao abrigo da luz directa, pelo menos 6 meses.
Semanalmente, alivie a tampa de modo a fazer sair a pressão acumulada.
Após 6-8 meses, abra, lave em águas limpas por 2-3 dias e tempere como habitualmente, (sal, orégãos, etc.).



Azeitonas Marinadas

Ingredientes: 

- 1/2 litro de azeitonas pretas ou verdes 

- 5 dentes de alho 

- 1/2 molho de salsa 

- Azeite q.b. 

- Sal q.b. 



Preparação: 



Pique o alho e a salsa finamente. 

Lave as azeitonas e misture-lhes a salsa e os alhos.
Tempere com sal  a gosto.
Junte azeite. 

Deixe-as marinar pelo menos 24 horas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário